Requisitos para entrar no Sisu – Quem pode entrar? Documentos necessários

Já está confirmado as datas de inscrição para a próxima edição do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2020. Para se cadastrar e tentar vagas em mais de 150 instituições de ensino públicas do Brasil o primeiro requisito é ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio,o Enem 2019.

Abaixo, segue a lista completa de requisitos exigidos pelo programa. Somente quem se encaixa neles é que conseguirá efetuar a inscrição no site oficial no Sisu a partir do dia 22/01/2020.

Sisu 2020

Requisitos do Sisu

  • Ter realizado o Enem do ano anterior (o Enem 2019);
  • Ter tirado nota igual ou superior a 480 pontos de resultado geral no Enem 2019;
  • Não ter zerado a redação do Enem 2019;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Não ter se cadastrado como treineiro no Enem 2019.

Quem pode participar do Sisu 2020

Podem participar do Enem todos aqueles que tenham realizado o Enem 2019, contendo que não tenham zerado a redação e nem tirado nota inferior a 480 pontos. Algumas restrições também fazem parte do edital do programa de 2020:

  • Não podem participar candidatos que já tenham sido contemplado por bolsas anteriormente pelo Governo Federal;
  • Quem já conclui uma graduação em instituição ou universidade pública;

Documentos para matrícula no Sisu

Se você foi aprovado na primeira chamada, segunda chamada ou mesmo na lista de espera do Sisu 2020 tem uma semana para entregar toda a documentação na central administrativa da universidade. Caso o prazo seja excedido a vaga é perdida e será preenchido por outro aluno, por meio das vagas remanescentes.

No momento da inscrição há uma relação completa dos documentos exigidos para o curso em específico. Alguns podem exigir processos seletivos extras como o teste de habilidade específica – mais comuns nos cursos de música, artes e teatro. Certifique-se de ler atentamente no site oficial.

Os documentos gerais necessários à todas as vagas requeridas são:

  • Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente Técnico de Nível Médio ou Educação de Jovens e Adultos;
  • Fotocópia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente;
  • Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou casamento;
  • Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação co, foto;
  • Comprovação da inscrição no CPF;
  • Fotocópia autenticada do Tìtulo do Eleitor, se maior de 18 anos;
  • Fotocópia autenticada de documento que comprova estar em dia com o serviço militar, para os homens maiores de 18 anos;
  • Para estrangeiros: apresentar Registro Nacional de Estrangeiro e o Passaporte.

Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu é uma forma de democratizar o processo de seleção das universidades e instituições de ensino pública do país. Entre os cursos oferecidos está grande parte das vagas federais e estaduais do Brasil - apesar de que as instituições têm liberdade para manejar a quantidade de vagas que disponibilizarão para cada processo. Algumas adotam também vestibulares, outras, o fazem somente por meio da nota do Enem.

como funciona o sisu

O Sisu usa a nota do Enem para selecionar os melhores candidatos para uma vaga. Funciona assim: durante o período de inscrição o sistema faz uma média da menor nota dos usuários cadastrados para cada cada curso de cada instituição com relação ao número de vagas disponíveis. O resultado da conta é a nota de corte.

A nota de corte é o valor mínimo de nota que o candidato precisa ter para conseguir concorrer à vaga. Aqueles que não atingem esse valor já são automaticamente desclassificados do processo seletivo. Entretanto, ter uma nota maior do que a de corte não significa necessariamente que será aprovado.

nota de corte sisu

Dependendo do curso e da instituição podem ser cobrados pesos diferentes em cada prova do Enem. O curso de medicina, por exemplo, costuma cobrar um peso maior na prova de Ciências da Natureza e o curso de Letras para a prova de Linguagens e seus Códigos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply