O que é a nota de corte do Prouni? Entenda aqui!

É notório que qualquer estudante, que sonha em entrar na faculdade, tem que ficar atento a um fator bem importante: A norte de Corte ProUni, pois, se você souber utilizá-la da maneira correta, suas chances de conseguir entrar na tão sonhada faculdade, irão crescer exponencialmente!

Tendo em vista, que você deve sempre fazer a combinação (nota de corte + curso que você almeja) por isso, é de suma importância entender como funciona a nota de corte ProUni, até o término deste artigo, você será um expert! Vem comigo.

O que é a nota de corte?

O que é a nota de corte do Prouni? Entenda aqui!

Como já dito, conhecer o funcionamento da nota de corte no ProUni te trará uma vantagem surreal, sabendo que a seleção para as bolsas ProUni ocorrem por intermédio da sua nota no ENEM, então, concluí-se que sua nota de corte será baseada no seu desempenho no ENEM.

A nota de corte é simplesmente a menor pontuação que um classificado obteve em um processo seletivo qualquer, tratando-se do ProUni, a nota de corte é à menor pontuação que você deve obter para garantir uma bolsa no curso X, ou, a pontuação do estudante que passou em último lugar.

Em poucas palavras, a nota de corte é como uma barreira, de um lado fica os aprovados, do outro, quem não conseguiu a aprovação.

Sabendo disso, é importante você ter noção de como simular sua nota e comparar com o corte.

Como simular a nota de corte?

Ao simular a nota de corte, você tem grandes vantagens em relação aos que não simulam, já que você só irá arriscar colocar sua nota, nos cursos que o corte esteja abaixo da sua nota obtida. 

Há diversos sites que fazem isso, vou utilizar o simulador do site QueroBolsas, para você simular, siga os passos a seguir:

  • Entre no simulador do site quero bolsa clicando aqui
  • Posteriormente, selecione sua cidade
  • Após isso, selecione o curso que você almeja
  • Após preenchido, ponha a sua nota média no ENEM
  • E por fim, o seu e-mail e, clique em consultar
  • Após isso, irá para outra aba, e você deve clicar em Ver todas as notas ProUni

Neste momento, irá aparecer em formato de lista em quais universidades você entraria utilizando a sua nota. Entretanto, você também pode conferir as notas de corte dos cursos mais concorridos

Nota de corte dos cursos mais procurados

Sabemos que embora haja vários cursos em todo o globo, há alguns que são os “queridinhos” dos estudantes, bora conferir qual a nota de corte deles? 

  • Medicina – de 760 a 880 pontos;
  • Direito – de 625 a 830 pontos;
  • Odontologia – de 620 a 825 pontos;
  • Administração – de 555 a 775 pontos;
  • Engenharia Civil – de 610 a 830 pontos;
  • Enfermagem – de 575 a 805 pontos.

Agora entenda como funciona tal cálculo, da nota de corte:

O cálculo da nota de corte, é feito considerando o primeiro e o último colocado.

Vamos levar como exemplo o curso de medicina, a nota de corte é de 760 a 880 pontos, isso significa que:

  • O primeiro estudante a ser classificado, obteve uma nota de 880 pontos
  • E que o último estudante a ser classificado, obteve uma nota de 760 pontos

 

Desta maneira que ocorre o cálculo de tal nota, e para você saber qual sua média geral, basta somar todas suas notas obtidas no ENEM (Ciências Humanas, Linguagens e códigos, matemática, ciências da Natureza e redação) e dividi-las por 5. 

Agora que você já sabe de tudo isso, veja como se inscrever no ProUni:

Como se inscrever no ProUni?

Com certeza, o ProUni é um dos programas que mais contemplam estudantes Brasileiros, por conta que geralmente, sua nota de corte não é tão elevado como a do SISU, confira como é rápido e fácil efetuar sua inscrição:

Toda inscrição do ProUni é realizada de forma online, pelo site oficial (acesse-o clicando aqui), após entrar no site, será solicitado para você, o seu número de CPF, número de inscrição no ENEM 2019  a senha cadastrada no ato da inscrição.

Após isso, você deverá escolher até duas opções de curso, e o tipo de bolsa que você deseja (Integral ou parcial), após feito isso, é só concluir a inscrição, e aguardar. Fizemos um artigo mais detalhado sobre este processo, clique aqui e leia.

Enfim, espero que você tenha aprendido bastante coisa sobre a nota de corte, a partir de hoje, você irá analisar com mais cuidado antes de jogar sua nota em qualquer curso, né? Isso será crucial para a sua aprovação, até a próxima! 

Mabel Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo