Licenciamento Detran Pernambuco

Um dos vários impostos obrigatórios anualmente para donos de veículos no Brasil é o licenciamento. Também chamado de CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento), o licenciamento é imprescindível: seu não pagamento pode gerar muita dor de cabeça pro proprietário do veículo com multas, além de taxas e juros. Apenas trafegar sem o documento já é uma infração e implica em multa de R$ 88,38, três pontos na carteira e apreensão do veículo até que a documentação seja apresentada regularizada. A infração e a multa para quem não tiver pago o licenciamento é ainda maior!

Sabe como fazer o licenciamento do seu veículo no Pernambuco? E qual a penalidade para quem não está em dia com o Licenciamento Detran Pernambuco? Confira isso e mais informações sobre o licenciamento em nossa matéria!

Licenciamento 

Para agendar o seu licenciamento, o motorista deve acessar o site do Detran PE: https://www.detran.pe.gov.br/

1- Na página de consulta de placa, informe a placa do veículo e selecione a caixa de recaptcha, para validar seu acesso.

2- Clique em consultar.

Assim será possível ter acesso a várias informações sobre o veículo, entre elas a situação do licenciamento, com possibilidade de emissão do boleto da taxa do mesmo, para efetuação do pagamento.

Importante lembrar que para realizar o licenciamento o veículo não pode estar com pendências em outros impostos ou multas. 

Pagamento

O pagamento do licenciamento no Pernambuco é feito via boleto, obtido diretamente na página de consulta do veículo no site do Detran PE, conforme explicado acima. Com o boleto em mãos, basta quitar a taxa dentro do prazo de vencimento em um dos bancos autorizados pelo Detran do estado. Os bancos são os seguintes:

  •  Banco do Brasil;
  •  Banco Postal;
  •  Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  •  Casas lotéricas;
  •  Itaú;
  •  Santander.

O pagamento em parcela única do imposto tem um desconto de 7% do valor total. Os correntistas do Banco do Brasil contam com uma facilidade, a de quitar a taxa sem utilizar boleto ou código de barras, através dos canais digitais do Banco do Brasil.

Tabela Licenciamento 2021

A tabela de licenciamento em 2021 no Pernambuco é o calendário oficial e traz datas máximas para o pagamento e regularização do licenciamento.As datas desse ano ainda não foram divulgadas, mas o processo costuma seguir um padrão, da seguinte forma:

  •  As datas máximas são estabelecidas de acordo como o número final das placas de veículos;
  •  Os prazos de licenciamento sempre coincidem com os do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
  • O pagamento pode ser feito em parcela única (com desconto de 7% do valor), ou parcelado em 3 vezes

 

Qual a pena para quem for flagrado sem ter pago o licenciamento (CRLV)?

Um motorista parado em blitz sem o licenciamento em dia pode gerar grande dor de cabeça para o responsável, com pontos na carteira, multa alta e todo o desgaste para poder retirar o carro apreendido. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) incrimina como infração gravíssima e determina uma multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de apreensão e remoção do veículo, a ser retirado após o pagamento da taxa, das multas e juros. Não deixe de pagar o licenciamento assim que possível, para evitar o desgaste de todo esse processo.

Usuário 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo