Como ingressar na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma universidade pública em Florianópolis, capital de Santa Catarina. A estrutura do seu campus compreende 11 escolas acadêmicas, divididas por área de estudo. Cada escola é dividida em departamentos, sendo o maior o Departamento de Engenharia Mecânica. A escola mais antiga do UFC é a Escola de Direito. O Departamento de Direito foi o primeiro departamento do Ufc a ser reconhecido oficialmente em 1932 e segue existente como um dos melhores do Estado e do País, um dos motivos para você fazer a inscrição UFSC 2021. Além do vestibular, o candidato também tem a nota do ENEM (Exame Nacinoal do Ensino Médio) como uma alternativa de entrada pelos programas sociais, como o Sisu e Prouni.

UFSC

É bom estudar na Universidade Federal de Santa Catarina?

Considerada uma das principais universidades do Brasil, a UFSC é a 9ª melhor universidade da América latina no ranking da Times Higher Education; 22 pela QS World University Rankings, e foi classificada como a 10ª melhor instituição de ensino superior na América latina pela Webometrics Ranking of World Universities.

No ranking anual do jornal Brasileiro Folha de São Paulo, é a 6ª melhor universidade Brasileira, com a maioria dos cursos de estar entre os dez melhores do countryIn a edição deste ano do ranking, o Brasil tem sete das 10 melhores universidades da América latina. Em 2019, tinha seis. Entre as instituições brasileiras, a UFSC é a única da região Sul.

Desde 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participa do desenvolvimento econômico, social, político e cultural do estado e do país. Ao longo deste período tem vindo a trabalhar em preparar os alunos para se tornarem profissionais altamente qualificados, contribuindo, assim, para o progresso científico e estabelecendo-se como um nicho de excelência, e sendo classificado como um dos melhores centros de ensino superior no Brasil.

Vestibular da UFSC

O processo de admissão de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina é quase semelhante a todos os outros no Brasil, usando um processo chamado vestibular. É composta por vários testes escritos geralmente realizados em 2-3 dias. A concorrência é feroz e a percentagem de candidatos aprovados é geralmente inferior a 15% nos dados de 2019.

Em 2007, a instituição aprovou o sistema de quotas de ação afirmativa proposto pelo Ministério da Educação no início do governo Luis Inácio Lula da Silva, que agora reserva 50% dos lugares para estudantes que chegam disponíveis para estudantes provenientes de escolas públicas e minorias raciais. Quem tem interesse em se lançar candidato em 2021 vale a pena conferir também a inscrição para vestibulares de outros Estados e Regiões de Santa Catarina.

O processo de admissão para a escola de pós-graduação é mais complexo e geralmente envolve um teste e uma recomendação do Colégio anterior. As pessoas interessadas em graduações na UFSC devem entrar em contato com o departamento do programa pretendido diretamente. O Ministério da Educação por meio do CAPES, avalia programas de pós-graduação no Brasil a cada três anos, classificando-os de 1 (pior) a 7, sendo 6 excelência e 7 nível internacional de excelência.

Mabel Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo